terça-feira, 30 de novembro de 2010

Descoberto Oxigênio em lua de Saturno


Washington, 26 nov (EFE).- A sonda Cassini detectou oxigênio e dióxido de carbono em Rhea, a lua gelada de Saturno, mas não o suficiente para que haja condição de vida humana, informou nesta sexta-feira a Nasa.
Esta é a primeira vez que um orbitador capta diretamente com seus instrumentos moléculas de oxigênio na atmosfera, mas os cientistas afirmaram que ela é muito pequena e a densidade de oxigênio é cinco trilhões de vezes inferior à da Terra.
No entanto, a formação de oxigênio e dióxido de carbono poderia mostrar uma complexa unidade química das superfícies de outros corpos gelados no Universo.
"Os novos resultados sugerem que processos químicos mais complexos, que incluem oxigênio, podem ser bastante comuns em todo o sistema solar e, inclusive, no nosso universo", disse Ben Teolis, um cientista da equipe da Cassini com base no Southwest Research Institute, em San Antonio.
"A Rhea está se mostrando muito mais interessante do que tínhamos imaginado", disse Linda Spilker, cientista do projeto Cassini do Laboratório da propulsão do jato (JPL), em Pasadena, Califórnia.
A tênue atmosfera com oxigênio e dióxido de carbono faz com que a Rhea, segunda maior lua de Saturno, seja a única desse tipo no sistema do planeta. A Titã, outra de suas luas, tem uma densa atmosfera de nitrogênio e metano, mas muito pouco dióxido de carbono e oxigênio.
Os cientistas suspeitaram que a Rhea poderia ter uma fina atmosfera com oxigênio e dióxido de carbono, baseado em observações a distância das luas geladas de Júpiter pela sonda Galileu da Nasa e o Telescópio Espacial Hubble.
Outras observações de Cassini detectaram oxigênio de partículas geladas nos anéis de Saturno mas, até agora, não tinha captado oxigênio e o dióxido de carbono na exosfera da Rhea, até que a Nasa aproximou a sonda a 101 quilômetros de distância.
A sonda Cassini, que orbita Saturno, é um projeto da Nasa, com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a italiana ASI.

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário