quarta-feira, 1 de junho de 2011

Último voo da nave Endeavour


Em sua última missão, a nave passou 16 dias no espaço antes de se aposentar.
A nave Endeavour aterrissou nesta quarta-feira sem percalços no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, ao término de sua última missão à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) antes de ser retirada de circulação. Após a chegada da Endeavour, que estreou em 1992, haverá apenas mais uma missão antes do fim da era das naves.
A última missão de uma nave espacial americana está programada para 8 de julho, quando a Atlantis seguirá com sua carga de equipamentos e provisões à ISS. A estação, que tem uma tripulação permanente a 385 quilômetros da Terra, é um programa internacional de US$ 100 bilhões do qual participam 16 nações.
Com a missão desta quarta-feira, a Endeavour somou 299 dias de operações com 12 visitas à ISS e o transporte de 173 astronautas. Nesta última missão, a tripulação foi formada pelo comandante Mark Kelly, o piloto Gregory Johnson, e os especialistas de missão Michael Fincke, Greg Chamitoff, Andrew Feustel, e o astronauta Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia.
Fonte: Agência EFE 01/06/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário