quarta-feira, 25 de agosto de 2010

VII EREA em Caucaia-CE

De 17 a 21 de agosto, aconteceu em Caucaia-CE, o VII Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA), organizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com outras instituições, como a AEB (Agência Espacial Brasileira), Ministério da Ciência e Tecnologia, OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), com o objetivo de promover atividades destinadas à capacitação de professores na área de ensino de Astronomia, Astronáutica e ciências afins.
O evento contou com uma vasta programação e a participação de cientistas, pesquisadores, ministrantes de oficinas e a presença marcante do astronauta Marcos Pontes. Para nós, do Clube Dorense de Astronomia Órion, foi mais uma experiência notável levar o nosso conhecimento através das oficinas de construção e lançamento de foguetes aos colegas professores cearenses, pela segunda vez.
Durante toda a semana, no período da manhã, ocorreram palestras com pesquisadores convidados. Á tarde, as oficinas de montagem de lunetas, modelos astronômicos, experimentos científicos e montagem de plataformas para lançamento dos foguetes de garrafa PET. À noite, os participantes realizavam observações dos astros através das lunetas montadas e outros telescópios disponibilizados para a atividade.
Queremos aqui registrar nosso agradecimento aos organizadores do evento pelo convite e reafirmar que sempre estaremos dispostos a contribuir com a divulgação e popularização das ciências espaciais a todos que assim desejarem. Portanto, ao Dermeval, à Zenaide, Edgardo, professor Canalle e todos que acreditam em nosso trabalho, nossos sinceros agradecimentos. (ver fotos do VII EREA)

Por: Nilson S. Santos
Clube Dorense de Astronomia Órion

2 comentários: