terça-feira, 13 de julho de 2010

Eclipse total do Sol


Neste domingo, 11 de julho, enquanto o mundo estava ligado na final do mundial de futebol, centenas de turistas e cientistas assistiam a um eclipse total na ilha de Páscoa, na costa do Chile, aquela mesma famosa pelas estátuas gigantescas construídas de pedra.
Este eclipse solar foi o segundo e último do ano. Do Brasil, não foi possível observá-lo, sendo visto apenas de algumas ilhas do Pacífico Sul. O fenômeno começou por volta das 15:15h (horário de Brasília), atingindo a totalidade às 19:30h (GMT/UTC), sendo esse horário, subtraído de 3h para o Brasil.
O fenômeno ocorre quando o Sol e a Lua se alinham com a Terra. Pelo fato de o Sol ser aproximadamente 400 maior que a Lua e estar a uma distância praticamente equivalente, em relação ao nosso planeta, o tamanho da Lua e do Sol acaba coincidindo e ocasionando esse efeito de ocultação, que pode ser total, parcial ou anular.
Um eclipse total do Sol dura, em média, 7 minutos e meio. Este durou pouco mais de 5 minutos em sua totalidade, no meio do oceano Pacífico.
Para o Brasil, só teremos eclipses solares visíveis em 2013 e 1017. Vale a pena esperar e quem viver, verá! Porém, a Lua nos dará um espetáculo semelhante ainda este ano, ou seja, no dia 21 de dezembro teremos um eclipse total lunar que será visto de todo o litoral leste brasileiro e poderemos contemplá-lo, caso as condições temporais favoreçam.
Por: Nilson S. Santos, graduado em Geografia, Pós-graduando em Educação Ambiental, astrônomo amador e coordenador do Clube Dorense de Astronomia Órion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário