quarta-feira, 30 de junho de 2010

Nasa testa novo propelente constituído somente de alumínio e gelo.




Um grupo formado por pesquisadores da Nasa, militares e acadêmicos desenvolveu e testou um combustível sólido simples, feito à base de pó de alumínio e gelo, que, segundo os pesquisadores, fornecerá uma alternativa limpa para os propelentes em uso atualmente.

De acordo com a Nasa, o combustível, conhecido como Alice (sigla para alumínio e gelo, em inglês) mostrou seu poder disparando um foguete de teste, de 2,7 metros comprimento, a 400 metros de altitude.

Mitat Birkan, responsável pelo programa de energia e propulsão espacial do Departamento de Pesquisa Cientifica da Força Aérea Americana, uma das agências envolvidas no desenvolvimento do combustível, lembra que Alice é menos agressivo ao meio ambiente, antes e depois da queima, que os combustíveis convencionais. Os únicos subprodutos da combustão do Alice, segundo Birkanm, são hidrogênio gasoso, e óxido de alumínio relativamente inócuo.

Os produtos da exaustão podem ser menos prejudiciais ao ambiente que os gerados por alguns dos foguetes da Nasa atualmente. Por exemplo, quando o ônibus espacial Discovery decolou no sábado, com a propulsão fornecida por seus foguetes alimentados a combustível sólido, várias toneladas de ácido hidroclorídrico foram lançadas no local de lançamento e na atmosfera, enquanto o combustível queimava.

O ácido hidroclorídrico, extremamente prejudicial à saúde e ao ambiente, é produzido por causa dos oxidantes perclorados, que formam a maior parte do combustível sólido do ônibus espacial. (O segundo componente mais importante do propelente é o alumínio). “O que é fantástico no Alice é que o oxidante é inerente e inofensivo ─ é água”, comente Birkan.

Na verdade, é bom ressaltar que a parte final da decolagem do ônibus espacial já é bastante inócua. Os motores principais do orbitador, que assumem a decolagem assim que os propulsores sólidos são liberados ─ aos dois minutos de vôo ─ são muito mais verdes que os foguetes propulsores movidos com combustíveis à base de hidrogênio e oxigênio líquido. “O Alice produz somente água”, reforça Birkan, que considera os propulsores “os motores mais limpos do mundo”.

Vicente Mateus S.
Clube Dorense de Astronomia
Texto retirado de: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias
Créditos: John Matson
Foto: Steven F. Son/Purdue University

Um comentário:

  1. oi professor eu kaique da 7A e meu grupo faz questão de fazer o convite das outras escolas e ai no calazans.

    ResponderExcluir